Próximo EVENTO

LINKS

Metanoia - Movimento Católico de Profissionais

"É espaço e tempo de encontro, acolhendo pessoas, crentes ou não, nas mais variadas circunstâncias de vida. O encontro acontece a partir do que cada um vive e transporta, procurando não separar interioridade e exterioridade, reflexão e vivência, princípios e acção, espiritualidade e cidadania, opções pessoais e futuro das nossas sociedades."

 

Objectivos

O Metanoia propõe-se construir comunidade entre pessoas com condições pessoais, profissionais e percursos de vida diversos, para quem o encontro e a celebração da fé em Jesus Cristo é indissociável de abertura aos outros, num processo nunca acabado de conversão pessoal. Fazêmo-lo recorrendo a formas organizativas que queremos leves e flexíveis, baseadas nos princípios da participação democrática, da corresponsabilidade, do voluntariado e da assunção colectiva dos encargos.

Um espaço de descoberta e vivência da fé que dá sentido ao vivido, que integra e inclui a partir do essencial – Jesus que nos seus gestos e palavras sempre amou e incitou ao amor.

Uma experiência de Igreja construída na fragilidade e que bebe da sabedoria de tantos homens e mulheres que viveram e vivem a experiência de Deus e dão sentido à paixão de Jesus.

Um espaço de liberdade, corresponsabilidade, reflexão e partilha de vida, de conversão e aprendizagem com os outros.

 

A adesão ao Metanoia é individual

São associados do Metanoia todos aqueles que, reconhecendo-se nas suas linhas de identidade e dinâmicas, manifestem a vontade de o serem, se disponham a participar nas suas iniciativas e se responsabilizem pela sua manutenção, expressa pelo pagamento de uma quota mínima anual estabelecida em Assembleia do Movimento.

 

Dinâmicas do Metanoia

O Metanoia adopta formas organizativas variadas de modo a responder às disponibilidades e circunstâncias de vida dos associados.

  • Assembleia do Movimento – reúne anualmente para reflectir sobre a experiência, programar o ano seguinte e eleger, de dois em dois anos, os orgãos sociais.
  • Encontro de Reflexão Teológica (ERT) – realiza-se anualmente, no final de Julho, e é um espaço de reflexão e formação, aberto a não associados, em que também se valoriza o convívio, estando organizado de modo a permitir a participação de toda a família.

  • Sessão de Estudos (SE) – encontro de reflexão, de cariz social, cívico e político, aberto a não associados, que se realiza anualmente, em Fevereiro/Março.
  • Encontros Locais – em cada local, ou região, segundo a dinâmica dos associados.
  • Folha de Ligação – dirigida aos associados, dá conta da vida interna do movimento.

Apresentação